Morfologia das raízes: Estrutura e Função na Absorção de Nutrientes
top of page

Morfologia das raízes: Estrutura e Função na Absorção de Nutrientes

Atualizado: 27 de out. de 2023

As raízes são componentes vitais das plantas, desempenhando um papel fundamental na absorção de água e nutrientes do solo. Através da sua morfologia especializada, as raízes são capazes de explorar o ambiente subterrâneo em busca de recursos necessários para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Neste post, vamos explorar a estrutura das raízes e discutir como ela está relacionada com a função de absorção de nutrientes.


Estrutura das raízes: As raízes das plantas são estruturas complexas compostas por diferentes regiões, cada uma com funções específicas.


Figura 1. Morfologia radicular.

Morfologia das raízes

  • Coifa + Região lisa: A região da ponta da raiz (Coifa + Região lisa), é conhecida como zona de crescimento, responsável pelo alongamento das raízes, pela proteção ao atrito com o solo e ao ataque de micro-organismo e pela produção de células novas (Figura 1).

  • Região pilífera: Acima da zona de crescimento encontra-se a zona pilífera, onde se localizam os pelos absorventes (Figura 1). Esses pelos microscópicos aumentam consideravelmente a superfície de absorção das raízes, permitindo uma maior captação de nutrientes.

  • Raízes secundárias: As raízes secundárias, também conhecidas como raízes laterais, desempenham um papel importante nas plantas, tanto na absorção de nutrientes e água do solo quanto na fixação da planta ao substrato. Elas surgem a partir das raízes primárias (raiz principal) e têm a função de aumentar a área de absorção e fornecer estabilidade à planta (Figura 1).


Função na absorção de nutrientes: A absorção de nutrientes pelas raízes é um processo complexo que envolve diferentes mecanismos. Os pelos absorventes desempenham um papel crucial nessa função. Eles são células especializadas com projeções finas e ramificadas que aumentam a área de superfície em contato com o solo. Através dos pelos absorventes, as raízes absorvem água, íons minerais e outros nutrientes essenciais para o crescimento das plantas.


Figura 2. Disposições das raízes.

Morfologia das raízes

Assim como os pelos absorventes, a endoderme e o córtex radicular também desempenham um papel importante na absorção de nutrientes. A endoderme é uma camada de células que envolve o cilindro central da raiz, conhecido como stele (Estela). Ela controla seletivamente a entrada de substâncias na stele, através de uma camada de células especializadas chamadas de células da endoderme caspária. Essa camada impede que substâncias indesejadas entrem no sistema vascular da planta.


Figura 3. Ilustração do córtex.

Morfologia das raízes

No córtex radicular, ocorrem trocas de íons entre o meio externo e as células da raiz. Esse processo, conhecido como transporte ativo, é responsável pela absorção eficiente de nutrientes. As células do córtex radicular possuem proteínas transportadoras que captam íons específicos do solo e os transportam ativamente para o interior da raiz, contra um gradiente de concentração.


Figura 4. Simplasto e Apoplasto.

Morfologia das raízes

Além da estrutura interna das raízes, a presença de microrganismos benéficos no solo, como micorrizas, também desempenha um papel importante na absorção de nutrientes pelas raízes. As micorrizas são associações simbióticas entre as raízes das plantas e fungos, que aumentam a área de superfície disponível para a absorção de nutrientes, além de facilitar a absorção de nutrientes menos móveis no solo.


Figura 5. Estruturas micorrizas em associação com às raízes.

Micorrizas


Outras publicações:

IMG_20210505_063322.jpg

Assine nossa newsletter •

Obrigado(a)!

bottom of page